Dois profissionais de MT estão entre os bolsistas do Programa de Residência em Inteligência Artificial

demais residentes
Dois profissionais de tecnologia de Mato Grosso se tornaram bolsistas do Programa de Residência em Inteligência Artificial (IA) do Senai Paraná, que tem parceria com o Instituto Senai de Tecnologia de Mato Grosso (IST MT), por meio do Senai Hub. Matheus Souza e Osvaldo Alves estão entre os 32 bolsistas, de 11 estados brasileiros.
Os dois residentes estiveram em uma semana de integração que aconteceu no Hub de IA do Senai Paraná, em Londrina. Já no dia 30 de setembro iniciam-se os trabalhos com as 31 empresas patrocinadoras do programa. Neste período, os residentes terão o primeiro contato com os desafios das empresas e começarão a desenvolver soluções práticas.
Ao longo do programa, os participantes desenvolverão até quatro provas de conceito, uma a cada três meses, com foco na aplicação de técnicas de IA para a resolução de problemas.
Foi exatamente essa prática que chamou a atenção de Matheus Souza, formado em Engenharia da Computação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Matheus lembra que desde os dias de estudante a área que mais gostava era de IA, tanto que seu TCC envolveu o assunto.
“No entanto essa experiência que tive com IA dentro da academia não foi suficiente para eu me inserir nesta área depois que eu me formei. Então soube do programa do Senai e fiquei bastante interessado, pois é uma especialização em que vou trabalhar em projetos práticos e reais junto às empresas participantes do programa. Isso certamente vai agregar muito para minha inserção de veznomundodaIA”, contou Matheus.
Já Osvaldo Alves é graduado em Engenharia da Computação pela Universidade de Cuiabá (Unic), possui MBA em Ciência de Dados aplicada à Inteligência de Negócios pela Fatec Senai, além de ser graduado em Licenciatura Plena em Física pela UFMT e possuir mestrado e doutorado em Física Ambiental, pela mesma instituição. Para Osvaldo, trata-se de uma oportunidade única de aprendizado.

Artificial (IA)
“Minha expectativa com a residência vem sendo correspondida a cada dia, desde a semana de integração, em que tivemos o primeiro contato com a instituição, com toda equipe envolvida e percebi o nível de maturidade e profissionalismo, o que me motivou ainda mais! A proposta dos estudos e trabalhos a serem desenvolvidas durante o programa, provavelmente seja única em todo o Brasil. Espero me tornar um excelente profissional”, disse Osvaldo.
Segundo o líder do Senai Hub de Mato Grosso, Henrique Rolim, o Programa de Residência em Inteligência Artificial é importante para o estado, porque tem o objetivo de resolver desafios das indústrias e empresas de forma prática com os bolsistas pesquisadores.
“Por meio de pesquisas, usando Inteligência Artificial, o programa se propõe a resolver esses desafios. E isso é importante porque a gente acaba desenvolvendo bons profissionais para o mercado de trabalho, além de poder aumentar e melhorar a maturidade tecnológica das empresas do estado de Mato Grosso”, destacou Rolim.
Além da presença dos dois profissionais de Mato Grosso, o programa também conta com duas empresas mato-grossenses, a Inovally, empresa de inteligência de dados para gestão pública e a TMG, empresa que desenvolve soluções genéticas para cultivares.
Texto: Julia Oviedo